Brasileiro precisa falar espanhol?


Posto aqui meus comentários em duas discussões calorosas sobre o fato de o brasileiro precisar ou não apreender o idioma espanhol.

Blog Executivos Brasil

Linkedin

“Interessante a discussão e vejo que apareceram alguns pontos-de-vista diferentes. Alguns creem que os nossos vizinhos latinos devem se adaptar ao nosso idioma, o português, outros acreditam que nós, brasileiros, quem devemos nos adequar aos demais e falar espanhol.

Eu, pessoalmente, não vejo problema em apreender a língua dos nossos vizinhos.

Em primeiro lugar, toda negociação fica mais fácil se ambas as partes identificarem que têm pontos em comuns. Falar o idioma, ou pelo menos mostrar para outra pessoa que você tem interesse em apreendê-lo é uma forma de conquistar a confiança. Isto vale para o inglês, o espanhol e ou chinês. Não podemos esquecer que quando viajamos a estes países, estamos em constante processo de negociação. Seja conversando com um taxista, quando ele fornece informações úteis do país (ou quer te cobrar a mais por uma corrida); seja numa reunião com um cliente, quando você demonstra facilidade para compreender as necessidades dele. Em ambas as situações, conversar no idioma da outra pessoa ajuda a quebrar barreiras e a abrir um mundo de novas oportunidades.

Em segundo lugar, nós brasileiros, crescemos isolados dos demais países da América Latina. Isto acontece por causa da diferença de idiomas e por estarmos concentrados geograficamente na costa atlântica. Muito do que acontece nestes países, nem chegam até nós. Refiro-me a noticias, acontecimentos culturais e negócios. Isto não é vantajoso, pois poderíamos apreender muita coisa se nos interessássemos pelo que acontece em nossa volta. É impressionante como estes países, ao mesmo tempo tão diferentes, são tão parecidos com o nosso. Infelizmente, a mídia dá mais atenção ao que acontece nos Estados Unidos e Europa, e pouca atenção à América Latina.

Já vivi na Colômbia, onde muitos confundiam o português com o francês, por não estarem familiarizados com o nosso idioma. Assim como tive a chance de visitar a Argentina e o Uruguai, países mais próximos do Brasil onde facilmente se encontra aulas de português. Em ambos os casos, quanto eu demonstrava que conhecia espanhol, ou quando falavam comigo em português, o trato dado era diferente.
Em resumo, independente do lado que você represente, aprender um idioma estrangeiro é vantajoso tanto para o seu crescimento profissional quanto para o seu crescimento pessoal.”

Advertisements

2 thoughts on “Brasileiro precisa falar espanhol?

  1. O espanhol e o português são parecidos. Por esta razão, muitos brasileiros menosprezam a importância de se apreender o idioma. A pessoa só se dá conta de que o “portunhol” não serve para se comunicar quando tem que falar com alguém de fora ou, nos piores casos, quando viaja. Digo isto por experiência própria. Não sabia comprar um refrigerante em um país onde ninguém falava português.

  2. Me gustó mucho el tema, “Brasileiro precisa falar espanhol?”. La caricatura es muy interesante. Respetuosamente, le pido su autorización para compartir el cómic en su blog. ¿Qué dice usted?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s